BLUMENAU PROÍBE DESFILE DE CARNAVAL NA CIDADE



A Mocidade Unidos do Salto Norte é a única escola de samba em Blumenau que mantém o Carnaval de rua vivo. No entanto, a prefeitura negou a autorização para que a escola desfile em 2023. A solicitação de um alvará foi feita na Praça do Cidadão, mas foi negada devido a uma confusão que ocorreu no final do último desfile em 2020.


A Escola de Samba Mocidade Unidos do Salto Norte há mais de uma década desfila pela Rua Johann Sachse durante o Carnaval, exibindo carros alegóricos, bateria e dançarinos. Cerca de 200 pessoas costumam participar da festividade. 


No entanto, quando os representantes da escola foram à prefeitura solicitar a permissão para o ensaio, que seria realizado em um galpão na Rua Henrique Mette, eles foram informados de que não haveria autorização. Segundo o fundador da escola, Amaro de França, também conhecido como Dimi Mocidade, a servidora que respondeu teria apresentado um vídeo da briga que ocorreu no final do desfile em 2020.




Amaro de França afirmou que eventos como a Oktoberfest, o Réveillon e até mesmo o Natal têm briga, mas não são comentados. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou a decisão, que partiu da Diretoria de Regulação e Controle Urbano da Secretaria de Planejamento Urbano. O município afirmou que a Ouvidoria recebeu diversas reclamações sobre edições anteriores do desfile, incluindo imagens que mostraram "o uso inadequado da área pública a ponto de ser necessária a intervenção policial para reestabelecer a ordem".


O assunto foi discutido na Câmara de Vereadores. Dois vereadores pediram que o município reveja sua decisão de proibir o Carnaval de rua. Eles argumentaram que o evento é uma tradição importante e que é necessário encontrar uma solução para que a escola possa desfilar.

Tecnologia do Blogger.